O poder das hashtags no marketing digital
15774
post-template-default,single,single-post,postid-15774,single-format-standard,bridge-core-1.0.6,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-18.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-15409,elementor-page elementor-page-15774

O poder das hashtags no marketing digital

hashtags

O poder das hashtags no marketing digital

O PODER DO HASHTAGS NO MARKETING DIGITAL

Qual é a relação de uma brincadeira antiga e a visibilidade do teu negócio nas mídias sociais? Este sinal: # – o conhecido “jogo da velha”. Em uma estratégia de branding  bem planejada, o símbolo pode se tornar um recurso valioso para fortalecer sua presença no universo digital.

O nome oficial é “cerquilha” (ou sustenido, no universo musical), mas, hoje, o símbolo é conhecido, mesmo, por hashtag. A expressão combina as palavras hash, que é como os britânicos chamam o sinal, e tag, que significa etiqueta.

Para quê serve a hashtag?

A hashtag serve para identificar um conteúdo e associá-lo a uma categoria. Essa “etiqueta” une o que você produziu a diversas publicações relacionadas na mesma página de pesquisa. Assim, qualquer pessoa interessada, ao buscar pela hashtag, vai encontrar todo o conteúdo postado em uma rede social sobre aquele tema, em um só lugar… inclusive o seu!

Como criar uma hashtag?

Basta unir o símbolo “#” à palavra ou termo que você escolher. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, pode juntar o # ao nome do estabelecimento e usar essa hashtag em suas publicações nas redes sociais.

Usando a hashtag

Nem toda palavra ou expressão transformada em hashtag vai trazer um efeito positivo para o teu negócio. Parece complicado? Preste atenção às dicas seguintes e aprenda a explorar o potencial das hashtags na divulgação de sua marca.

1- Faça pesquisas

Vá às áreas de busca das redes sociais e procure descobrir quais hashtags estão fazendo sucesso no seu nicho profissional. Quais estão sendo mais buscadas pelos clientes? E as preferidas pelos concorrentes?

2- Conheça o ambiente

O recurso é o mesmo, porém o uso precisa ser adequado a cada rede social. No Twitter, como os posts são limitados a 280 caracteres, use duas hashtags; no Instagram, não há um limite definido, mas até dez é uma boa pedida.

3- Seja objetivo

Menos é mais. #EscreverUmTextoEmUmaHashtagNãoFunciona. Pense em fórmulas breves, com até quatro palavras, que o leitor entenda imediatamente e decore com facilidade. Uma hashtag eficiente é fácil de compreender e de reproduzir.

4- Use com sabedoria

Como a hashtag é um recurso de destaque, encher seu texto delas não vai causar o mesmo efeito que incluir poucas, mas nos momentos certos.

5- Respeite o contexto

Apesar de ser comum, utilizar hashtags só por serem populares não é uma boa pedida. Invista naquelas que informem aspectos importantes e únicos do teu negócio. Assim, as chances de o teu público te encontrar serão muito maiores.

6- Cuide bem do Português

Na internet, o importante é ser compreendido, certo? Não quando o assunto são hashtags: uma letra faltando ou incorreta pode ser a diferença entre o sucesso e o limbo.

Aplique essas dicas em tuas postagens e experimente a influência das hashtags na visibilidade de sua marca!

Até a próxima!